
O que é
BPM?

Gerenciamento de Processos de Negócios (Business Process Management - BPM) é um enfoque avançado de melhoria e transformação de processos de negócios para que as organizações possam alcançar os resultados esperados do negócio: aumento de produtividade, redução de burocracia, melhoria na rentabilidade, redução de erros, satisfação e fidelização de clientes.
"BPM é uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio automatizados ou não para alcançar os resultados pretendidos consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização“.
(Definição do BPM CBOK).
O que
é BPMS?
Business Process Management System é um conjunto de softwares que automatiza a gestão de processos de negócios (modelagem, execução, controle e monitoramento). Inclui o mapeamento dos processos de negócio ponta-a-ponta, desenho dos fluxos e formulários eletrônicos, definição de workflow, regras de negócio, integradores e monitoramento em tempo real das atividades e alertas.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS
Tramitação eletrônica dos processos (100% paperless)
Celeridade processual (4x mais rápido em processos judiciais)
Simplificação do trâmite processual com a eliminação de etapas do processo físico
Solução Web
Acesso compartilhado a qualquer hora e de qualquer lugar por quem estiver autorizado
Segurança
• Autenticação e assinatura de documentos com a utilização de Certificado Digital
• Fim do extravio de documentos
Sigilo
Possibilidade de trâmite sigiloso de processos e de documentos
Implantação rápida e descomplicada
Redução de custos com materiais de expedientes
Acessibilidade para pessoas com deficiências na interação com a documentação processual
Redução do impacto ambiental (transporte, papel, impressão etc)
Eliminação de pilhas de processos que obstruem o ambiente de trabalho e dos espaços ocupados por arquivos mortos
Maior transparência das informações da organização
A PLATAFORMA INFOX BPM
A plataforma INFOX BPM é uma solução de tecnologia que transfere para o nível sistêmico e eletrônico a visão de processos com características associadas ao trâmite de documentos.
A solução tem como principal característica possibilitar que a distribuição e agregação de informações a um processo, sob a forma, principalmente, de páginas de documentos adicionados a um portifolio (característica comum em processos jurídicos e burocráticos)) seja transportada para o ambiente virtual, em que os documentos são mantidos em uma base de dados eletrônica.
Esta é sua principal característica, que confere ao produto um perfil especializado, posicionando-o como solução de nicho, ao mesmo que o diferencia das demais ferramentas de BPM do mercado.
A solução agrega funcionalidades de uma ferramenta de edição de conteúdo bastante poderosa, que permite realizar diversos tipos de formatação do documento e adicionar ao conteúdo informações armazenadas em variáveis do processo.
A solução apresenta características de BPMS:
• Motor de execução de processos
• Gerenciamento de eventos (por exemplo prazos)
• Capacidade de gerenciar diferentes tipos e processos de negócio
• Capacidade de integrar-se a outros sistemas no decorrer do processo para realização de operações como obtenção de dados complementares.
• Gerenciamento da lista de trabalho de usuários.
• Atribuição de tarefas a usuários através de grupos e papéis, com diferentes formatos de identificação de responsabilidade, baseados em uma estrutura organizacional.
• Acompanhamento da execução de instâncias de processos.
O produto também apresenta características de ECM:
• Estruturação de conteúdo sob a forma de documentos
• Armazenamento de arquivos binários de documentos (anexos)
• Controle sobre o acesso das informações
• Controle de versionamento do conteúdo
• Indexação do conteúdo
• Busca de documentos a partir de palavras chave ou expressões do conteúdo
• Assinatura digital.
Avaliação da plataforma INFOX BPM realizada pela iProcess (www.iprocess.com.br)